Como oferecer um atendimento de qualidade em uma clínica veterinária? Nesse artigo daremos algumas dicas para que você comece a encantar os seus pacientes, aumentando suas chances de fidelização.
A exigência por parte dos clientes quanto a entrega de um serviço de qualidade está cada vez maior. Contrário aos outros segmentos, a área da veterinária depende do relacionamento de três partes: o tutor, o veterinário e o pet.
Dessa forma, quando a busca é pela entrega de valor, deverão ser considerados fatores como: a cordialidade com o seu responsável, bem como a qualidade atribuída aos tratamentos recebidos pelo pet, onde deverão caminhar em sincronia dentro do atendimento em clínica.
Mas como observar pontos de mudanças nos seus processos? Como você pode pontuar melhorias para aumentar o valor percebido no seu atendimento?
Dicas para melhorar o seu atendimento em clínica
1. Educação sempre
Quem não gosta de ser bem tratado, não concorda? Simpatia e empatia devem ser as duas principais características de uma equipe que busca se diferenciar no mercado.
O exercício da simpatia contribui com que o profissional seja capaz de demonstrar o real entendimento da situação apresentada pelo tutor, sem que hajam qualquer pré-julgamentos. Mas também, sem manifestar muito envolvimento com a situação.
A empatia, por sua vez, cria uma conexão mais profunda, trazendo a sensação de união com o tutor, que muitas das vezes encontra-se em uma situação angustiante e precisa de um profissional que demonstre que entende a sua dor e que está ali para ajuda-lo.
2. Limpeza e Organização é LEI
Segundo resolução nº 1015/2012 do CFMV, as clínicas veterinárias têm o propósito de atender animais em consultas ou tratamentos mais complexos e que envolvam um quadro cirúrgico.
Os cuidados mantidos pela clínica em manter um ambiente organizado e esterilizado são requisitos obrigatórios para mantê-la em operação. Além disso, a organização e capricho atribuídos ao ambiente poderão transmitir ao paciente cuidado e zelo, ou total desleixo. O que poderá impedi-lo de retornar para mais consultas.
3. Mini Eventos Gratuitos
Outra ideia para que você consiga fidelizar e atrair mais clientes é realizar eventos gratuitos. Você pode enviar um email marketing convidando-os para uma caminhada ou um piquenique, a temática fica à seu critério e criatividade.
Esse tipo de evento costuma reunir apaixonados por pets, que caso não tenham um bichinho no momento, já tiveram e partilham de um carinho e interesse muito grande pelo assunto. Ou seja, são potenciais clientes para a sua clínica, então não deixe de reunir seus dados para estratégias futuras de conversão.
Outro detalhe é a facilidade do networking. Você consegue reunir parceiros em potencial para a sua empresa, bem como fornecedores de medicamentos veterinários para a sua clínica. Considere fazer um.
4. Ofereça serviços diferenciados
Oferecer serviços diferenciados e que consigam unir os serviços já disponíveis em clínica é uma ótima opção para aumentar o ticket médio (valor gasto pelo cliente em clínica).
Quando você oferece serviços diferenciados, você cria um laço com o seu cliente, cativando-o a experimentar outros tipos de serviços fora do habitual.
Um exemplo de serviço que obteve uma grande aceitação foi o atendimento móvel, que trabalha com a proposta de levar a clínica até o cliente. Isso permite que aqueles que têm uma agenda muito cheia ou não conseguem se deslocar até uma clínica nos dias de semana, consigam resolver o seu problema facilmente.
Você também pode oferecer fisioterapia, acupuntura ou a realização de exames laboratoriais periódicos. Isso colabora para que o cliente consiga ver valor no atendimento, encantado com a atenção e cuidado extra dedicados ao seu pet.
5. Tenha Processos Modernos
Se você tiver capital para investimento, considere aplicá-lo em um software de gestão para tornar os seus processos em clínica mais eficientes e automatizados.
Um sistema de gestão irá facilitar o processamento de dados e ajudar na criação de relatórios das atividades da sua clínica, tornando todo o processo em algo mais prático e intuitivo.
O tempo, antes dedicado para tarefas burocráticas, poderão ser facilmente alocados em outras operações que visem aumentar a sua produtividade em consultório.
Além disso, sua utilização ajuda a monitorar o estoque de itens na clínica, registrar cadastros de clientes, personalizar o atendimento de cada paciente, entre outras funcionalidades que trazem suporte tanto na gestão, como na fidelização de pacientes.
Por fim, se tratando da área de veterinária, o profissional precisa estar em constante atualização para sempre oferecer o melhor serviço, onde a empatia, cuidado e qualidade caminham lado a lado para oferecer a melhor qualidade de vida para o bichinho.
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