Já decidiu qual carreira você quer seguir? Como escolher a carreira perfeita para você? Que te dê gosto de exercer essa função?
Diversas pessoas se entregam e mergulham de cabeça numa carreira porque isso poderá ajudá-las a alcançar seus objetivos, como elevar seus conhecimentos e experiência, mas é importante escolher com sabedoria.
Mas encontrar uma carreira que melhor se adapte a você leva tempo – e sua carreira provavelmente mudará ao longo de sua vida profissional.
Você pode acabar mudando de função ou de setor à medida que seus interesses, motivações e necessidades mudam.
Para te ajudar nessa etapa, compilamos sete maneiras para você começar a pensar nas melhores opções de carreira para você. Espia só!
Escolhendo uma carreira: 7 maneiras de explorar suas opções
Passamos em média um terço da nossa vida trabalhando, então não é surpresa que muitas pessoas queiram encontrar uma carreira que combine verdadeiramente com elas.
Escolher a sua carreira significa primeiramente se autoconhecer. Quais são seus maiores desejos? O que você ambiciona? Use a lista abaixo para ajudá-lo a iniciar esse processo.
1. Examine a si mesmo
O que você gosta de fazer e o que você valoriza podem ser indicadores úteis sobre como você gostaria de gastar seu tempo de trabalho. Não estamos falando sobre encontrar e seguir sua paixão – essa forma de pensar tende a ser enganosa e confusa. Mas é comum querer se sentir energizado e até animado com o que faz. Para ajudar, pense nas seguintes sentenças sobre seus interesses, valores e características e considere como você pode respondê-las:
Perguntas baseadas nos seus interesses
- O que você gosta de aprender?
- Como você gosta de passar o seu tempo?
- Você gosta de trabalho manual ou trabalho mental?
- Você gosta de trabalhar fora ou dentro?
Perguntas baseadas no seu valor
- O que é mais importante na sua vida?
- Quais são suas prioridades na vida?
- Onde você encontra significado?
- De qual mudança você gostaria de fazer parte?
Perguntas baseadas nos seus traços
- O que o sucesso significa para você?
- do que você quer mais?
- Qual dos seus pontos fortes você mais gosta?
- De qual das suas habilidades você mais se orgulha?
2. Reflita sobre suas motivações.
Agora que você já se conheceu mais um pouco e tem anotadas as respostas das perguntas anteriores, foque nas suas motivações para trabalhar.
Talvez você prefira seguir uma carreira que pague um bom salário inicial do que ocupações comparáveis, ou uma que prometa mais flexibilidade para que você possa trabalhar em qualquer lugar.
A maioria das carreiras não apresentará tudo o que você gostaria, por isso é importante entender suas prioridades. Abaixo, detalhamos uma lista de prioridades para você se basear.
Pense no que você incluiria em sua lista e como você organizaria suas prioridades ⤵️
- Salário
- Benefícios
- Autonomia
- Equilíbrio entre trabalho/vida
- Flexibilidade
- Crescimento profissional
3. Projete seus objetivos de longo prazo
Como seria o cenário perfeito para você daqui 10 anos?
Você consegue apontar características que fariam dela ideal para você trabalhar?
Faça uma lista de seus objetivos de longo prazo, tanto pessoais quanto profissionais, para ajudá-lo a entender o que pode ser necessário para alcançá-los.
Por exemplo: você quer subir nas fileiras gerenciais e avançar para um cargo superior na sua empresa? Você quer ter uma casa? Você quer poder viajar? Com que frequência?
Dia do estudante: técnica de leitura que ajudará nos estudos
4. Faça diferentes testes de autoavaliação
Há uma série de testes que você pode fazer para avaliar tudo, desde sua personalidade até seus pontos fortes – e até mesmo qual carreira pode ser uma boa opção, o 16 personalities é uma boa opção para começar.
Mas atenção! Esses testes podem ser excessivamente prescritivos, o que significa que eles tendem a impor categorias a você.
Por isso, ao invés de confiar neles para uma resposta definitiva, use-os para continuar aprendendo mais sobre você e suas motivações subjacentes. Se eles apresentarem respostas úteis, dobre esse conhecimento na imagem maior que você está compilando.
5. Procure recursos profissionais
Por fim, outra opção que pode te ajudar é recorrer a outros recursos de carreira para obter alguma orientação extra sobre a área.
Centro de carreira da faculdade: Se ainda estiver na faculdade, aproveite os recursos de carreira que sua faculdade ou universidade pode oferecer.
Coach de carreira: você pode encontrar um coach de carreira treinado para ajudar os clientes a aprender mais sobre quais tipos de trabalho seriam mais adequados para eles.
Essas foram as nossas dicas para escolher qual carreira seguir baseada no autoconhecimento. Só assim não terá erro e você não encontrará decepções futuras.
Seja qual for a área que você decidir seguir, nós teremos o material ideal para ampliar seus conhecimentos e auxiliá-lo na progressão na carreira.
A Livraria Odontomedi é uma livraria digital recheada de opções didáticas para todas as áreas, seja você um concurseiro, profissional da área da saúde ou de direito. Aqui você encontra um material de qualidade e com um preço que cabe dentro do seu bolso.
Falando nisso, já deu uma visitada na nossa loja?