Quais são as funções e obrigações do atuante da área de Medicina Veterinária Intensiva? Quanto ele ganha e quais são os processos para obter autorização para atuar na área? É o que falaremos a seguir. Confira!
Quando falamos de cuidados intensivos ou UTI, nos vem à mente diversas situações médicas que exigem a atenção constante do profissional com o paciente. E com os nossos bichinhos não poderia ser diferente.
Assim como nós, os pets também precisam de cuidados mais intensos. E a Medicina Veterinária tem facilitado muito a aplicação dos tratamentos mais adequados para os bichinhos com doenças críticas ou traumas severos.
Mas quais áreas um profissional de Medicina Veterinária Intensiva pode seguir, quais são as suas obrigações no dia a dia e sua perspectiva de carreira?
Nesse artigo reunimos todas as informações para que você entenda melhor sobre a área e as responsabilidades atribuídas ao cargo.
Quais são suas obrigações
Os veterinários de emergência são certificados para realizar procedimentos de emergência e monitorar os processos de recuperação do animal. Na prática privada, os deveres do profissional incluem:
- Avaliar as lesões traumáticas
- Realizar procedimentos cirúrgicos
- Avaliar testes de diagnósticos
- Reunir relatórios de casos detalhados
- Supervisionar as unidades de terapia intensiva
- Supervisionar técnicos veterinários, ou outra equipe de apoio
Esses profissionais especialistas lidam diariamente com animais que estão com uma doença em um grau mais avançado. Sejam elas um efeito de trauma físico, problemas respiratórios, choque, problemas cardíacos, neurológicos ou outras lesões graves que exigem maior cuidado do médico veterinário. Eles geralmente trabalham em cooperação com os veterinários de cuidados primários para coordenar os cuidados médicos contínuos.
Veterinária: Como oferecer um serviço de qualidade?
Opções de carreira
Os veterinários atuantes na área de Medicina Intensiva geralmente trabalham em clínicas e hospitais designados para o atendimento de emergência de animais. Eles também podem operar em parceria com consultórios veterinários de atenção primária.
A medicina veterinária intensiva é uma das diversas especialidades na qual os veterinários podem obter a certificação. Esses profissionais também podem optar em estreitar esses laços, optando por trabalhar apenas com uma única espécie, como animais pequenos, grandes, exóticos ou equinos.
Ambiente de trabalho
Como sabemos, as clínicas de emergência funcionam 24 horas por dia. Então, o profissional provavelmente terá que trabalhar à noite, finais de semana e feriados para atender essa constante necessidade de cuidados com os animais de emergência.
O trabalho em emergência coloca o veterinário em contato com animais em um nível alto de estresse. Portanto, todas as precauções de segurança devem ser priorizadas buscando minimizar o risco de ferimentos aos animais e claro, à equipe veterinária.
Educação e Treinamento
Assim que o profissional for aprovado e obtiver a licença para exercer a medicina, o recém formado deverá estender os seus estudos e alcançar a sua certificação na área de especialidade de emergência e cuidados intensivos.
Para se qualificar, o candidato deve atender a alguns requisitos educacionais e experienciais. E esse processo subdivide-se em três passos:
- Primeiro passo: Realizar uma residência de três anos na área sob a supervisão de um profissional certificado. Isso ajudará o profissional a adquirir as experiências clínicas e habilidades necessárias para exercer o seu papel da melhor maneira. Os residentes também deverão participar de seminários durante suas residências. E claro, manter uma leitura assídua sobre o segmento.
- Segundo passo: Após completado a residência, chegou a hora de fazer o exame de certificação. Então, capriche nos estudos com os melhores livros da área de Veterinária.
- Terceiro passo: Depois de completar e ser aprovado no exame, o veterinário está licenciado a atuar na área de terapia intensiva.
Vale salientar que o profissional, mesmo após obter a licença, precisa atender a alguns requisitos de educação continuada a cada ano para manter seu status de certificado. Por isso, é fundamental que o profissional participe de laboratórios e seminários para se manter atualizado sobre os avanços e inovações da área.
Perspectiva de carreira
Estudos indicam que a profissão de veterinária crescerá 18% até 2028. Essa taxa de crescimento é muito mais rápida do que a média de 5%, estipulada para todas as outras profissões. Então, é um importante fator e que deve ser considerado na busca da sua carreira ideal.
Mas como você pode se atualizar sobre a área de Medicina Veterinária? Com os melhores materiais, é claro. A Livraria Odontomedi comercializa livros da área da saúde e técnicos há mais de 30 anos, contribuindo com a aprovação de diversos alunos e a atualização de profissionais das mais diversas áreas.