O Bruxismo é um transtorno que afeta 30% da população mundial segundo a OMS. Apenas no Brasil, o número de pessoas que sofrem com o problema chega a 40%. Com isso, podemos observar que a demanda pelo tratamento para o bruxismo é grande, portanto o profissional precisa estar apto a oferecer o melhor serviço.
Embora não exista uma cura para o bruxismo, podemos oferecer determinados tratamentos buscando oferecer uma melhor qualidade de vida ao paciente. Mas antes de revela-los, é importante entender o que é o bruxismo e quais são seus sintomas. Quer saber quais são? Então continue com a leitura que falaremos mais sobre o assunto.
O que é o bruxismo?
O bruxismo é caracterizado como uma disfunção que ocasiona no ranger ou apertar dos dentes durante o sono, podendo acometer pessoas de todas as idades.
Existem diferentes níveis de intensidade, e em alguns casos mais sérios poderão achatar, fraturar, amolecer ou até soltar os dentes.
Quais as causas do bruxismo?
Os médicos ainda não entendem o que de fato ocasiona o Bruxismo, mas existem algumas possíveis razões físicas ou psicológicas para contribuir com esse distúrbio, que poderão ser:
- Desalinhamento entre os dentes;
- Ansiedade, stress, excesso de tensão e outros problemas de ordem psicológica;
- Efeitos colaterais a certos tipos de medicamentos;
- Refluxo estomacal;
- Dor de cabeça, desde cefaleias a enxaquecas, podendo vir a sentir pressão na testa ou na nuca;
- Sintomas de dor ao nível da articulação temporomandibular que podem incluir estalidos (barulhos), ressaltos ou até luxações;
- Barulhos ou zumbidos nos ouvidos e, por vezes, a sensação de ouvido tapado, podendo haver mesmo diminuição da audição;
- Tonturas, vertigens, enjoos ou vômitos;
- Nevralgias, associadas ao nervo trigémeo.
É fundamental que o profissional identifique a causa do bruxismo para propor um tratamento eficaz, o que normalmente inclui a utilização de uma placa de bruxismo na hora de dormir para evitar o atrito e desgaste dos dentes.
Rejuvenescimento do Sorriso na Odontologia
Principais sintomas:
O grande problema no diagnóstico preciso da doença é que, nem sempre o paciente conseguirá identificar e relatar o problema para o profissional. Isso acontece devido aos sintomas, como suas dores de cabeça ou nos maxilares, que podem ser confundidos com diversos outros problemas.
Em grande maioria das vezes, o problema poderá ser observado durante a noite por parentes ou amigos, uma vez que, na maioria das vezes, o bruxismo se manifesta durante o sono.
Além do principal sintoma que são ranger, bater ou pressionar os dentes (principalmente durante a noite) é importante também ficar atento aos seguintes sinais que podem indicar a ocorrência do bruxismo:
- Desgaste nos dentes, vindo a ocorrer fraturas ou amolecimento em casos mais severos;
- Maior sensibilidade nos dentes ou dores na face;
- Fortes dores de cabeça, na mandíbula ou maxilar;
- Problemas na gengiva;
- Dores ou zumbido no ouvido;
- Dores no pescoço;
- Alterações no sono.
Como tratar o bruxismo?
O tratamento contra o Bruxismo tem o objetivo de aliviar a dor e evitar problemas nos dentes, mas a doença não tem cura. O tratamento consiste, geralmente, na utilização de uma placa de proteção dentária acrílica no período da noite, utilizada para evitar o atrito e desgaste entre os dentes, evitando problemas nas articulações temporomandibulares. Além disso, também ajuda a reduzir a dor e a tensão muscular na área da mandíbula, prevenindo as dores de cabeça ocasionadas pelo ranger dos dentes.
Fora a placa dentária, existem outros tratamentos que buscam aliviar os sintomas do bruxismo, que são:
Toxina Botulínica
Embora não consigamos saber ao certo o que ocasiona o bruxismo, na prática, podemos observar uma alteração no sistema nervoso central, responsável por gerar o apertamento ou ranger dos dentes. Com isso, a Toxina Botulínica é uma ótima opção para tratamento, uma vez que age diretamente sobre esta alteração.
Tratamento Multidisciplinar
O tratamento multidisciplinar envolve diversos especialistas, indo além do próprio cirurgião-dentista. Dessa maneira, torna-se mais fácil a redução do impacto da doença na vida do paciente.
Poderão cooperar com esse processo: dentistas, pediatras, psiquiatras, psicólogos e otorrinolaringologistas. Inclusive, em casos onde o bruxismo é desencadeado por estímulos emocionais, o acompanhamento psicológico é fundamental.
Placa de Bruxismo
A placa de tratamento, também conhecida como placa de mordida, desempenha o papel de proteção sobre os dentes em relação aos movimentos, voluntários ou não, provocados pelo bruxismo.
Sucesso Clínico – Bruxismo
Se você busca propor serviços de qualidade e que consigam retornar com a auto estima e bem estar do paciente, é fundamental que você utilize como aliado exemplares de renome do seu segmento.
Seja por razões estéticas, seja pela descoberta clínica, o profissional se vê muita vezes desamparado sobre as melhores práticas e quais devem ser seus próximos passos. Buscando conduzi-lo em uma abordagem adaptada a cada situação clínica, a obra “Sucesso Clínico – Bruxismo” poderá lhe auxiliar a responder aos seguintes questionamentos:
- Quando se deve iniciar o tratamento?
- Pode-se conter o bruxismo?
- Qual é o papel da oclusão no bruxismo?
- Quais são os fatores que desencadeiam o bruxismo?
- São necessários outros meios terapêuticos?