Qual a causa de dentes pequenos e qual o melhor tratamento para esse caso? Para saber mais sobre o tema e quais são os procedimentos mais adequados para tratá-lo é só continuar com a leitura.
Os dentes, como costumamos dizer é um dos pontos principais que influenciam na auto estima do paciente. Portanto, é fundamental que o profissional possua expertise para solucionar qualquer desconforto que o paciente possa apresentar.
Um tratamento que pode trazer algumas dúvidas ao profissional sobre quais procedimentos realizar é a respeito de pacientes que apresentam dentes pequenos. Para que você consiga utilizar como base no seu dia a dia, apresentaremos alguns possíveis tratamentos para que você possa oferecer o melhor tratamento para o seu paciente.
Qual a causa de dentes pequenos?
O problema de dentes pequenos é bastante comum e normalmente encontrado em mulheres em razão de seus fatores genéticos. Ocasionada devido à desproporção entre a área da gengiva e dos dentes, o dente pequeno pode ser justificado pelo crescimento ósseo ou gengival excessivo, coroa dos dentes pouco desenvolvida ou lábios pequenos.
Através do avanço da tecnologia no mercado Odontológico é possível oferecer tratamentos bastante eficazes ao paciente, impactando não apenas na sua auto estima, mas também na sua mastigação, que devido ao quadro, é prejudicada.
Vamos ver quais tratamentos são eles? Confira a seguir!
Como corrigir ?
Os dentes pequenos dão uma sensação de desproporção entre a boca e o sorriso, o que na grande maioria das vezes trará muito desconforto ao paciente. Observe algumas maneiras de tratar esse quadro buscando propor ao paciente uma face mais harmônica.
Prótese cerâmica
Quando o problema está relacionado ao comprimento dos dentes e não da gengiva estendida, é mais provável que o paciente necessite de uma prótese cerâmica ao invés de uma cirurgia. Nesse caso é fundamental explicar para o paciente que a lâmina exige uma atenção redobrada pois a área torna-se mais delicada.
Com a adição das lâminas, você já conseguirá evitar grande parte dos desconfortos do paciente em mastigar e sorrir, além de trazer de volta a alegria em ter um sorriso harmônico.
Toxina botulínica
Os dentes pequenos também podem ser tratados com botox. Esse tratamento é bastante utilizado na correção de dentes curtos, pois a Toxina Botulínica age diretamente na contração muscular, fazendo com que uma parte menor da gengiva fique exposta.
Gengivoplastia
Quando o paciente apresenta um sorriso gengival alto, quando a gengiva se sobrepõe ao dente além da raiz, o tratamento mais adequado é através da gengivoplastia. Por meio desse procedimento — que costuma ser executado em uma única sessão, em torno de 30 minutos a 2 horas — é realizado um corte com bisturi ou lazer direto na superfície da gengiva.
O tempo de recuperação é bem rápido quando relacionado aos outros problemas dentários. O paciente não sentirá dor alguma e dificilmente encontrará alguma complicação durante a recuperação. Enquanto a ferida da cirurgia estiver cicatrizando, ela pode provocar algum desconforto. Porém, depois de algumas semanas, a sensibilidade passará e o paciente não precisará se preocupar se a sua gengiva voltará a crescer.
Coroa em porcelana pura
Por fim, a coroa em porcela pura. Dentes muito desgastados pelo bruxismo não possuem estabilidade para receber tratamentos com laminados cerâmicos. Portanto, nesse tipo de situação o recomendado é a coroa em porcelana pura, tratamento que recobre todas as superfícies dentárias.
Esses foram alguns dos procedimentos que indicamos para tratar dentes pequenos. Para sanar qualquer outro tipo de dificuldade no tratamento de dentes pequenos, nós separamos dois exemplares que podem tornar o seu diagnóstico mais simples e objetivo, e claro somar aos seus conhecimentos gerais em Odontologia:
Anatomia do dente
Nossa primeira indicação é a obra Anatomia do Dente, de Miguel Carlos e Roelf Cruz. Essa obra tem sido revisada. corrigida e readequada de modo a se tornar mais pedagógica possível aos profissionais da área odontológica. Portanto, uma ótima opção para o aperfeiçoamento do profissional.
Reabilitação estética anterior
A obra de Raphael Monte Alto, Reabilitação estética anterior trata de maneira simples e direta os procedimentos estéticos na região anterior, abordando desde o planejamento convencional ou digital, passando por conceitos básicos de Periodontia e adesão, abordagens menos invasivas como clareamento, controle de hipersensibilidade e infiltração resinosa e finalizando com restaurações diretas e indiretas. Um conteúdo rico e de grande importância ao conhecimento do profissional.
Esses dois exemplares irão te guiar para um diagnóstico certeiro, buscando oferecer um atendimento de qualidade para que o seu paciente sinta-se motivado à retornar ao seu consultório.
Em conclusão, a Odontomedi é uma livraria focada na comercialização de livros na área da saúde. Há 30 anos traz suporte aos profissionais da área Odontológica que buscam conteúdos ricos e de renome na área para potencializar seus conhecimentos e técnicas oferecidas aos pacientes.
Clique aqui para acessar mais conteúdos.