Oferecer um atendimento de qualidade é fundamental para atender as expectativas do paciente com o seu serviço, o que contribui para que ele continue retornando ao seu consultório. Mas o que podemos considerar como um atendimento de qualidade? Confira a seguir algumas recomendações para promover um atendimento com excelência.

Ao contrário do que muitos imaginam, apenas oferecer serviços tradicionais não basta para se manter competitivo na sua área. O mercado de Odontologia está em constante crescimento e essa competitividade exige do profissional muito zelo com os seus pacientes para que eles fiquem satisfeitos com o seu serviço e retornem. Mas quais ações devem ser tomadas para ofertar um serviço de qualidade e com um diferencial maior do ponto de vista do paciente? É o que veremos a seguir.

  • Seja organizado
  • Foque no atendimento
  • E no pós atendimento
  • Seja positivo

O que é um atendimento de qualidade?

Antes de mais nada, você precisa compreender o que de fato é um atendimento de qualidade. Só assim você poderá observar quais tipos de mudanças devem ser feitas e quais processos você pode implementar para que a sua equipe fique alinhada com o seu objetivo: fidelizar mais pacientes.

A qualidade referida nada mais é que a forma de mensurar o quão positiva foi a experiência do seu paciente enquanto está recebendo o seu atendimento e a eficiência do trabalho que você entrega, e essa percepção de valor acontece desde o primeiro contato para marcar uma avaliação, até o retorno por parte da clínica no pós-atendimento. Com isso em mente, vamos as boas práticas.

Dicas práticas para um atendimento de qualidade

1. Seja organizado

O primeiro cuidado que você deve ter é com a sua organização. Você tem alguém responsável pela sua agenda com agendamentos? Caso não tenha, considere alocar alguém para essa função.

A sua organização é fundamental para que nenhum dos seus pacientes tenha que ficar aguardando por muito tempo na sala de espera, o que afeta diretamente a percepção de valor sobre o seu serviço.

2. Foque no atendimento

O paciente deve ser tratado com o máximo de cuidado possível. No que diz respeito ao atendimento, vale ressaltar que estabelecer uma conexão emocional com o paciente o deixará mais à vontade com o tratamento, portanto busque conhecer o perfil de cada paciente, suas particularidades e demonstre preocupação.

Ele entenderá que isso vai além do atendimento clínico e identificará como algo genuíno.

3. E no pós atendimento também

O pós atendimento é importantíssimo na fidelização dos seus pacientes, e para criar um laço com eles após a consulta, você pode utilizar alguns métodos para mantê-los engajados com a sua clínica, observe alguns deles:

  • Quais são as maiores dúvidas dos seus pacientes? Pontue as principais e mais recorrentes para criar artigos curtos que esclareçam-nas. Assim, você poderá enviá-los através de e-mails, engajando-os e evitando entrar no esquecimento.
  • Datas de aniversário. Você já recebeu no seu e-mail um cartão de aniversário inesperado de alguma empresa que você já contratou? Qual foi a sensação, você sentiu empatia e ficou sensibilizado com a lembrança? Pois é, é essa a ideia.

Esses pequenos gestos fazem com que o seu paciente se sinta especial e realmente importante para você, o que pode fazer com que ele volte a frequentar o seu consultório.

4. Seja positivo

Quem não preza um belo sorriso? A busca por dentes perfeitos é enorme, o que acaba influenciando diretamente na auto estima daqueles que estão em busca por tratamento.

A abordagem do profissional precisa ser bastante positiva para que o paciente se sinta incentivando a continuar com o tratamento. Explique de maneira clara e didática o que será feito, quais erros ele busca corrigir com esse tratamento e como será realizado.

Assim você irá transmitir muito mais segurança ao paciente que, em algumas vezes, pode se ver ansioso com o tratamento.

Compreender a importância das práticas descritas para prestar um bom atendimento é de extrema importância para ser relevante no seu segmento de atuação.

Um bom dentista precisa se manter destacado, buscando as últimas novidades sobre o mercado odontológico para estar sempre atualizado, investindo em ações que aumentem sua visibilidade e trabalhando o relacionamento com os seus pacientes. Assim, garantimos uma carreira brilhante e em constante ascensão.

A Livraria Odontomedi é uma livraria destinada à comercialização de exemplares didáticos e da área da saúde, trabalhando com as maiores referências do mundo odontológico.

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