Você sabe o que é endodontia? Quais tratamentos se faz com essa especialidade? Aqui você irá compreender essa técnica, bem como a sua utilização para propor aos seu pacientes bem-estar e saúde.
A especialização garante ao profissional a competência para executar determinados procedimentos de maior complexidade em uma área específica, buscando ofertar um serviço eficiente ao paciente. Hoje falaremos mais sobre a Endodontia, especialização essa que garante ao paciente um sorriso saudável, prevenindo possíveis infecções na região interna do dente.
O Que é Endodontia?
O palavra endodontia origina-se do grego, que significa “en”= dentro, e “odus”=dente, entendemos então que endodontia é um tratamento que busca tratar a estrutura interna do dente do paciente, chamada de polpa dentária.
O tratamento endodôntico é considerado um procedimento dental de rotina. Esse método é indispensável em promover o alívio da dor do paciente em casos de dentes inflamados, ou para promover a desinfecção do sistemas de canais, buscando evitar um foco infeccioso conforme o passar do tempo. Suas técnicas vem se tornando cada vez mais modernas e os anestésicos potentes oferecem um tratamento totalmente indolor ao seu paciente.
Basicamente, o tratamento endodôntico compete na eliminação completa do tecido pular (nervo) de dentro do canal radicular e posterior obturação. Todo esse processo é feito rapidamente e sem trazer desconforto ao paciente, podendo ser realizado em apenas uma sessão. Utilizando as principais técnicas como localizador apical, instrumentação rotatória, obturação termoplástica e laser terapêutico, o seu paciente desfrutará de um pós-operatório bem mais rápido e tranquilo.
Periodontia: Conheça Mais Sobre Essa Especialização
Quais Casos Precisam Desse Tratamento?
Os casos mais comuns que demandam esse tipo de tratamento são quando a cárie atinge profundamente o dente, chegando à polpa dentária. Observe outros motivos:
- Dentes quebrados;
- Cáries profundas;
- Dores com alimentos e bebidas frias e quentes;
- Trauma forte no dente;
- Necessidade de tratamento protético.
Como é Realizado o Procedimento?
O tratamento de canal é dividido em algumas etapas. Na primeira etapa é realizada uma abertura na parte posterior do dente. Logo em seguida, a polpa infeccionada é removida (pulpectomia). O espaço pular e os canais são esvaziados, em preparação para o seu preenchimento.
Em continuação, uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa para que a área fique protegida até a próxima visita. Por fim, a restauração temporária é removida e a cavidade da polpa e canais são novamente preenchidos, agora permanentemente.
Um material em forma de cone é inserido no canal e geralmente selado em posição com um cimento apropriado. Uma coroa é colocada sobre o dente para restaurar seu formato e lhe garantir uma aparência natural.
Quais Casos Competem Ao Profissional De Endodontia?
O profissional de Endodontia ficará responsável pelas seguintes áreas:
- Procedimentos cirúrgicos paraendodônticos
- Procedimentos conservadores da vitalidade pulpar
- Tratamento de traumatismos dentários
- Procedimentos cirúrgicos no tecido e na cavidade pulpares
O avanço técnico científico que tem ofertado maior segurança ao ato odontológico, vem desencadeado uma série de mudanças tanto no cenário profissional, quanto para a sociedade e aos especialistas da área.
A percepção de que o tratamento endodôntico é demorado e dolorido está sendo cada vez mais desmistificada, fazendo com que a população busque o tratamento endodôntico com maior tranquilidade.
Cuidados Após o Procedimento
Os dentes restaurados podem durar a vida toda se tratados de forma adequada. Mesmo após o tratamento, caso o paciente não pratique a higiene bucal, ou não faça exames dentários regulares — duas vezes ao ano, pelo menos — poderão surgir cáries.
Como a polpa que mantinha o dente do paciente hidratado foi retirada, os dentes poderão se tornar quebradiços e mais sujeitos à fratura. Este é um ponto que você deve levar em conta ao optar entre uma restauração ou uma coroa após o tratamento de canal.
Livro Endodontia Biologia e Técnica
Em busca de algum livro que aborde sobre a prática da endodontia de maneira didática? O exemplar Endodontia, Biologia e Técnica irá auxiliar no aperfeiçoamento e atualização sobre essa técnica.
Esse exemplar é o mais completo dentro do âmbito endodôntico, abordando os diversos tópicos endodônticos com a profundidade que atendem leitores de todos os níveis de formação: dos alunos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, aos clínicos gerais, especialistas e professores.
Abordando assuntos desde o diagnóstico das lesões perirradiculares inflamatórias, obturação dos canais radiculares, traumatismo dentário, entre outros você terá o suporte que necessita para consulta diária.
Por fim, podemos dizer que existe uma saturação de profissionais no mercado, e que, para que você consiga se destacar, é necessário buscar uma especialização. A endodontia, como observado acima, está ganhando destaque devido sua grande procura, então agarre essa oportunidade.
Clique aqui e acesse mais conteúdos.