Você é profissional em Odontologia e está buscando aprimorar seus conhecimentos na área de Periodontia? Aqui iremos abordar o assunto para que você compreenda essa importante especialização, confira!
Quando falamos em saúde bucal, pensamos logo em dentes bem tratados, sem cáries e esteticamente bonitos, não é? Porém, não podemos esquecer de outros elementos muito importantes na sua saúde oral, como as gengivas e as estruturas que garantem o suporte dos seus dentes.
Um levantamento do Datafolha para o Conselho Federal de Odontologia (CFO) apresentou que cerca de 23% das pessoas que responderam a pesquisa possuem problemas de saúde bucal.
Como você pode observar abaixo, dentre os casos mais recorrentes, a obturação e restauração estão em primeiro lugar. Em segundo, estão os problemas periodontais, o que justifica a grande importância do estudo dessa técnica.
O que é Periodontia?
A periodontia é a especialidade da Odontologia que trata da saúde dos ligamentos da gengiva, parte da boca responsável pela fixação dos dentes aos ossos maxilares e mandibulares.
Os periodontistas ficam encarregados de prevenir, diagnosticar e tratar de doenças que poderão afetar o tecido gengival, prejudicando a saúde do organismo se não forem tratadas corretamente (como a periodontite e gengivite).
Por esse motivo, a periodontia é uma especialidade essencial para uma boca sadia, já que a ausência do tratamento correto poderá acarretar no adoecimento de outros tecidos que envolvam o dente, acarretando em consequências mais sérias.
Tipos de Doenças Periodontais
1. Gengivite
O primeiro estágio da doença periodontal é uma inflamação marginal da gengiva causada por placa bacteriana ou biofilme dental. Esse biofilme dental é constantemente calcificado pela ação da saliva e se transforma no cálculo dental ou “tártaro”. A gengiva irá apresentar uma coloração avermelhada, inflamada e constantemente irá sangrar ao escovar e passar fio dental.
É um quadro reversível e facilmente tratável. No estágio inicial da doença, o tecido alveolar (onde se fixam os dentes) e os ossos não são afetados. Porém, sem os cuidados necessários, poderá progredir de gengivite para periodontite, uma forma muito mais grave da doença, na qual abordaremos mais adiante.
Causas:
A causa da gengivite é a doença na placa – uma película viscosa e incolor de bactérias que se forma nos dentes e na gengiva de forma constante.
Se essa placa não for removida pela escovação e o uso de fio dental diariamente, ela produzirá toxinas que irritam a mucosa da gengiva, causando a gengivite. No estágio inicial dessa doença, os danos podem ser facilmente revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo ainda não foram atingidos. Porém, se não for tratada, poderá oferecer danos permanente aos dentes.
Precauções:
Para se precaver da gengivite, é essencial que o paciente tenha uma boa higiene bucal e realize limpezas profissionais constantes. Dessa forma, será possível observar prontamente se ele possui acúmulo de placa em sua boca (podendo tornar-se tártaro), realizando a remoção e limpeza caso necessário. Para se prevenir de uma possível gengivite, deverão ser realizadas as seguintes precauções:
- A escovação correta e uso apropriado do fio dental para que a placa e os restos de alimentos sejam removidos, garantindo o controle do aparecimento de tártaro;
- Ir ao dentista regularmente;
- Evitar cigarros ou outras formas de tabaco;
- Alimentação correta.
2. Periodontite
A periodontite pode afetar pessoas de qualquer idade, inclusive crianças. Algumas pessoas podem ter tido gengivite por um longo período de tempo sem que se desenvolva para periodontite. Outras podem desenvolver a inflamação sem ter tido gengivite anteriormente.
Essa inflamação irá se espalhar para o tecido ósseo de suporte. Como principal causa de perda dos dentes nos adultos e principalmente, nos idosos, a erosão causa o enfraquecimento das fixações que mantêm os dentes.
Causas:
Em grande maioria, a periodontite é ocasionada pela inflamação das gengivas (gengivite) e o acúmulo prolongado de placa (uma substância semelhante a uma película compostas de bactérias, saliva, restos de alimentos e células mortas depositadas continuamente nos dentes) e tártaro (placa endurecida) nas gengivas e dentes.
Essa placa bacteriana e as bactérias ocasionam na inflamação crônica que danifica o tecido e osso que seguram os dentes no lugar. Se a doença não for tratada, o osso enfraquecerá e tornará o dente do paciente dolorosamente frouxo e as gengivas irão se retrair.
Precaução:
Para se prevenir dessa infecção, o paciente deverá:
- Escovar e utilizar o fio dental adequadamente;
- Utilizar cremes dentais e enxaguantes bucais com agentes antibacterianos. Dessa maneira, as bactérias existentes em sua boca e a quantidade de placas irão diminuir.
- E, por último, visitar constantemente o dentista para remover as placas bacterianas que podem vir a surgir com o tempo. Isso irá auxiliar na prevenção da doença periodontal e a sua saúde bucal.
Harmonização do Sorriso, Como Dominar Essa Técnica?
Preparação Acadêmica
Agora que você já compreendeu o conceito dessa especialização, bem como a sua grande demanda no mercado, vamos te auxiliar na busca das obras mais conceituadas de Odontologia.
Dessa forma, você estará preparado para apresentar diagnósticos mais acertívos aos seus pacientes. Veja a seguir:
Livro Medicina Periodontal: O Que Há De Evidências?
Ao criar essa obra, Daiane Peruzzo leva em consideração os principais questionamentos do profissional na graduação: “Por que pacientes com semelhantes graus de higiene bucal apresentam padrões diferentes de doenças periodontal? Por que a doença evolui de modo diferente em pacientes com perfis semelhantes? Por que o desfecho do tratamento periodontal não alcança o sucesso esperado em todos os pacientes?”
Tais perguntas foram cruciais para a criação do Livro Medicina Periodontal: O que há de Evidências?, muito utilizada como um guia clínico aos profissionais da área, obtendo auxílio na execução de uma Periodontia personalizada e centrada no seu paciente.
De forma didática, serão abordados condições de riscos, influência do diabetes nas condições periodontais, entre muitos outros tópicos muito importantes para a compreensão desse conceito.
Livro Periobook Classificação Das Doenças Periodontais
Outra obra muito popular no segmento de periodontia, é o Livro Periobook Classificação Das Doenças Periodontais. Através dele, você obterá suporte na classificação e diagnóstico das doenças periodontais.
Com seus 12 capítulos, você terá acesso à saúde periodontal, biofilme subgengival, periodontite com seus respectivos graus de evolução, entre outros tópicos muito bem ilustrados, auxiliando na fixação do assunto.
Livro Tratado De Periodontia Clínica E Implantologia Oral
Outro exemplar consolidado no âmbito acadêmico de Odontologia é a obra de Jan Lindhe e Niklaus P. Lang, o Tratado de Periodontia Clínica e Implantologia Oral. Com a participação de especialistas internacionalmente conhecidos e que dominam todos os aspectos da Periodontia , essa obra reúne os conhecimentos da saúde periodontal e o uso de implantes na reabilitação de pacientes comprometidos periodontalmente. Principal obra de referência de periodontia, esse exemplar oferece o embasamento clínico perfeito para te prestar um suporte clínico diário.
A Odontomedi trabalha há mais de 30 anos no mercado de livros, prestando suporte aos graduandos, formandos ou profissionais que buscam conhecimento na sua área de atuação.
Se interessou por algum desses exemplares e quer conhecer outros Aproveite nossos descontos clicando aqui. Exemplares com até 50% OFF.
Vamos ficando por aqui, desejamos a você bons estudos e SUCESSO!
2 Comments