O que são mapas mentais, qual a sua utilidade e importância e por que você deve incluir essa metodologia aos seus estudos? Continue com a sua leitura e descubra!
Os maps mentais são ferramentas de desempenho cada vez mais usadas por quem é estudante, pois elas permitem o melhor compreendimento de um conteúdo e traz apoio na tomada de decisão.
Os mapas mentais ajudam a criar conexões entre temas distintos, facilitando a fixação de um escopo muito grande de matérias exigidas no concurso ou até mesmo prova de faculdade.
Como pode ver, os mapas mentais são tecnicas que contribuem positivamente em seus estudos, e embora algumas pessoas tenham dificuldade na construção de um, você verá que é bem simples e objetivo assim que colocar a mão na massa.
O que são mapas mentais para concursos?
Os mapas mentais para concursos ajudam a memorizar algum conteúdo mais complexo, organizando informações e conteúdos e facilitando a memorização ou análise de um assunto específico.
Criado por Tony Buzan, um inglês, os mapas mentais foram utilizados na tentativa de explicar conteúdos de modo mais didático e objetivo, e que vai evoluindo através de linhas com informações a respeito do tema central.
Um mapa mental é um esquema desenhado de modo proposital que carrega símbolos, linhas, desenhos e outros formatos geométricos, e isso ajuda a fortalecer nossas sinapses neurais.
Desse modo, para quem é estudante, fica mais fácil aprender e memorizar os conteúdos para uma prova, por exemplo.
1. Facilitam a compreensão de questões complexas
Mapas mentais ajudam a desenvolver uma visão geral de determinado tema, isto é, a visualizar o todo a partir da conexão de várias partes. Dessa forma você estimula os dois lados do cérebro, tornando a compreensão de questões complexas num processo rápido e bem mais intuitivo.
2. Ajudam na memorização e retenção de informações
A maneira que o mapa mental é estruturado facilita muito o processo de memorização. Afinal, o cérebro vai puxando uma ideia a partir de uma anterior e, de fato, a memória terá uma performance muito melhor a partir dessas associações visuais e verbais.
3. Melhoram a produtividade
Por ser capaz de organizar informações e ideias em estruturas, os mapas mentais também ajudam na produtividade se você estiver empenhado em elevar seu desempenho no trabalho, já que proporcionam essa visão do todo, o que ajuda a reduzir o tempo de produção de qualquer atividade.
4. Despertam sua criatividade
Segundo uma pesquisa de Frey sobre os benefícios da técnica, foi possível analisar que grande parte dos entrevistados afirmaram que os mapas mentais ajudam a ser mais criativos. Na realidade, usuários iniciantes e experientes disseram que os mapas mentais garantem a eles um aumento de 50% na criatividade.
Agora que você conferiu alguns benefícios, conheça algumas regrinhas para criar um Mapa Mental eficiente e que guie seus estudos com eficácia!
Quais são as regras básicas [e primordiais] para produzir um bom mapa mental?
Para criar um mapa mental que seja de fato eficiente e não apenas uma ilustração gráfica bem construída, é preciso focar em algumas regrinhas básicas na hora de produzir o seu. Confira quais são
- Tenha um objetivo: a primeira coisa que você precisa fazer é pensar num tema central para ser abordado no seu mapa mental — ele deve ser o guia para todas as suas ações e conteúdos seguintes a serem destrinchados no conteúdo;
- Coloque todos os dados em um local: depois de definir um tema central, você deve buscar o máximo de informações possíveis sobre o que vai ser entregue ao leitor, garantindo que nenhuma etapa seja deixada de lado;
- Tenha prioridades: outro aspecto importante é ter bem definida a ordem de prioridade do mapa mental, garantindo que os tópicos mais relevantes venham na ordem certa no conteúdo final;
- Mude sem preocupações: além de tudo isso, você deve sempre sentir a liberdade para alterar o conteúdo final, modificando as direções e os caminhos que podem ser seguidos — aliás, essa revisão constante é uma prática muito válida.
E o que não pode faltar no seu mapa mental?
O seu mapa mental precisa conter alguns elementos básicos, como:
- elementos que ilustrem as ideias centrais;
- elementos coloridos;
- termos autoexplicativos;
- conexões entre os termos.
Viu como os mapas mentais são ferramentas essenciais para criar um hábito de estudos consistente e efetivo? Ter um mapa mental que foque nos conteúdos de maior dificuldade para você, poderá auxiliar na progressão do conteúdo e na fixação geral de todo o estudo.
Agora, para intensificar ainda mais os seus estudos, a escolha do material adequado também é um passo fundamental. Até porque, eles guiarão também o trajeto de conteúdo dos seus mapas mentais, e você precisa se basear em materiais de qualidade!
A Livraria Odontomedi atua na venda de livros didáticos, onde você poderá encontrar tudo para renovar seu material com qualidade e economia.
Clique na imagem a seguir e BOAS COMPRAS!