Você pode até não perceber, mas a leitura está presente em quase todos os momentos da nossa vida.

Filmes e séries legendadas, outdoors, revistas, jornais, mensagens nas redes sociais, enfim… o mundo está repleto de palavras prontas para serem lidas, e você não tem para onde fugir. E nem deve, para falar a verdade.

Os benefícios de ser um leitor assíduo são inúmeros. Você aumenta o seu foco e concentração, fortalece o pensamento crítico, estimula a criatividade, exercita o cérebro, aprimora a escrita, além de ficar cada vez mais inteligente.

Mas como manter a frequência com a leitura? É normal que com o passar do tempo deixemos de lado alguns hábitos, e cabe a nós nos policiar para torná-los parte do nosso cotidiano.

5 dicas de como ter o hábito da leitura

1. Escolha assuntos do seu interesse

Para incluir a leitura na sua rotina, você precisa encontrar assuntos que realmente te atraem e que o instiguem a continuar com esse hábito.

Você pode começar com a leitura de livro de romance, terror, autoajuda, fantasia, drama, aventura, biográfico ou religiosidade, por exemplo. Busque por autores ou títulos mais famosos para te auxiliar na sua decisão.

Uma outra maneira para iniciar sua leitura diária pode ser através de artigos, blogs, notícias, jornais, entre outros.

2. Crie metas diárias de leitura

Nós só conseguimos concretizar um hábito através da repetição. Ou seja, quanto mais você repete determinado comportamento, mais automático ele se torna. Por isso, você precisa enxergar a leitura como uma verdadeira obrigação que deve ser cumprida e conciliada com suas demais atividades diárias.

A princípio, você pode estabelecer algumas metas para conseguir concluir essa atividade, como ler 10 páginas todos os dias, ou um capítulo por noite.

Se o seu livro tem 200 páginas e você deseja lê-lo em um mês, você precisará ler em média 6 a 7 páginas diariamente. Dessa forma, a leitura não se torna uma atividade tão cansativa para você, e você poderá conciliar melhor a sua rotina, podendo planejar as próximas leituras.

Outro ponto importante é estabelecer um horário para a leitura. Ler por 30 minutos todos os dias antes de dormir é ótimo para acostumar o seu cérebro com esse novo hábito. Quando você não estabelece um horário, as chances de você esquecer ou procrastinar são muito maiores.

3. Carregue sempre um livro consigo

Mesmo que você tenha uma rotina super agitada e não faça ideia de como incorporar a leitura no seu dia a dia, ainda assim é possível abrir um espacinho para o nosso velho companheiro.

Se você carrega sempre um livro com você, seja em eBook ou físico, você poderá se dedicar a leitura em diversos momentos do seu dia, como por exemplo:

  • No caminho e no retorno do trabalho/faculdade dentro do transporte público;
  • Quando você está esperando por alguma coisa;
  • Ao chegar mais cedo em um compromisso;
  • Durante a sua pausa para o almoço;
  • Antes de dormir;

Quando você se acostumar com a companhia do livro, você verá o quão produtiva a sua leitura se tornará. Para reduzir o espaço e diminuir o peso de um livro tradicional , uma dica é investir no Kindle. Assim você carrega consigo diversas opções de leitura para acessar a qualquer momento.

4. Esteja a par de todas as novidades

Você se considera uma pessoa curiosa? A curiosidade será um forte aliado para incentivar seu hábito de leitura. Para isso, busque visitar livrarias online e físicas, conheça as novidades, veja outros títulos fora da sua categoria preferida. Consumir capas que lhe chamam a atenção pode despertar seu desejo de se aprofundar mais naquela temática.

Você também pode se manter aberto à indicações de pessoas próximas para aumentar a sua lista de leitura.

Além te permitir conhecer diversas obras e novos gêneros, essas trocas podem fortalecer e criar novas relações sociais e também incentivar que esse hábito se torne uma paixão.

5. Tenha paciência e persista com o esse hábito

Criar um hábito não é uma tarefa fácil. No início vai parecer chato, difícil e cansativo, mas é preciso persistir.

Seja paciente com a sua leitura, não foque sua atenção no número de palavras daquele livro, daquela matéria no jornal ou revista que te chamou a atenção.

O mais importante de desenvolver o hábito da leitura é ler com calma para absorver e se sentir envolvido pela história, não para acabar logo e sentir que sua missão foi cumprida. Estabeleça seu ritmo e evolua gradualmente.

Depois que a leitura se tornar um costume para você, além de auxiliar na interpretação e contribuir com o conhecimento de diferentes assuntos, você também começará a ter uma nova ótica sobre alguns temas, que na grande maioria das vezes é adquirido através da leitura.

Deixe um Comentário